A falta de água em diversos bairros de Várzea Grande tem deixado os moradores insatisfeitos com a nova gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB), segundo a moradora Patrícia, do bairro Santa Maria.
“Têm bairros que já estão há 12 dias sem água, isso é inadmissível. Temos família, crianças, idosos, dependemos da água para tudo. Não podemos ficar assim, a Prefeitura precisa tomar uma atitude. É triste acordar pela manhã e não ter uma gota d'água”, desabafou a moradora.
Segundo a moradora, o novo prefeito teria prometido em sua campanha, melhorar o sistema da água, no entanto, a situação está ficando cada dia pior e mais precária.
Outro morador, Lenilson, do bairro Novo Horizonte, disse à reportagem do oticias que sua indignação e reclamação seriam em nome de parentes de bairros vizinhos, Costa Verde, Nova Fronteira, Jardim Primavera, Monte Castelo e São Gonçalo.
Lenilson contou que os moradores ligam no Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), mas ninguém atende. Ele disse ainda, que os moradores chegaram a ir no DAE/VG, mas ninguém soube explicar quando voltará às águas nos bairros.
“Nós moradores fomos até lá porque queremos informações do que está acontecendo, queremos satisfações, pois pagamos para isso. Moramos em um lugar quente, então é uma coisa impossível ficar sem água. Precisamos de respostas, mas respostas honestas e verdadeiras, e não enrolação”, declarou.
Ele contou ainda que os moradores foram atrás de caminhão pipa, e foram informados que muitos bairros estariam sem água e eles não estavam conseguindo dar conta da demanda.
Já uma moradora que não quis se identificar, disse que se não bastasse a falta de água, ainda têm os vizinhos que querem tirar proveito da situação.
Segundo ela, em seu bairro, bem cedinho, solta um pouco de água, mas tem dois salões de beleza que colocam uma bomba de sucção nos canos e puxam “tudo o que resta”, deixando os vizinhos sem nada.
Outro lado – A reportagem do oticias entrou em contato com o secretário de Comunicação, Marcos Lemos, que informou que desde a semana passada, a Autarquia está com problemas eletromecânicos. Mas afirmou que os problemas devem ser solucionados entre esta terça-feira (09.02) até no máximo na sexta-feira (12).
Questionado se procedia às informações dos moradores de que os pagadores de contas em dia teriam direito ao caminhão pipa, Lemos disse que o direito ao abastecimento é “óbvio” que sim, mas havendo disponibilidade de atender.
O secretário ainda frisou que não existe o fato de que somente quem paga conta tem direito a caminhão pipa, até porque mais de 50% da população está inadimplente com alguma conta de água, sendo que durante a pandemia em 2020, chegou-se a ter 70% de inadimplência.
O assessor de Gestão do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), Paulo Roberto, explicou à reportagem, que o caminhão pipa está atendendo, no entanto, diante da demanda, o DAE/VG está priorizando Hospitais, Pronto-Socorro e residências com pessoas doentes.
Reforçando a fala do secretário Lemos, Paulo disse que a equipe técnica está trabalhando para concluir o reparo ainda pela manhã desta terça, e com isso o sistema irá se restabelecer dentro das próximas 24 horas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).