Militares do Exército passaram a integrar a equipe de bombeiros que tenta controlar um incêndio no Parque Estadual Serra Azul, região de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Na manhã desta sexta-feira (29) os militares e brigadistas voltaram ao parque, que registra um grande incêndio desde o último final de semana.
Foram disponibilizados 30 militares do 58° Batalhão de Infantaria Motorizada de Aragarças, cidade goiana localizada logo ao lado de Barra do Garças. Eles foram divididos em equipes, coordenadas por bombeiros, e enviados para ajudar na operação. Uma aeronave dos Bombeiros também é usada no combate. O avião tem capacidade para despejar três mil litros de água em viagens de curta duração.
A baixa umidade e ventania são algumas das dificuldades enfrentadas no combate à queimada no parque, além da característica íngreme do local. O fogo está dividido em diversas partes do parque, aumentando a dificuldade no trabalho. “O clima está seco, a umidade baixa e a temperatura alta, sem previsão de chuva. O vento aumenta durante a noite e acaba espalhando o fogo", disse ao G1 o comandante e tenente-coronel dos bombeiros, Willckerson Cavalcante.
Com medo que o incêndio avance nas casas próximas do morro, na quinta (28) alguns moradores chegaram a tentar apagar fogo com fogo. “O fogo saiu da encosta do morro e agora é visível para a população na cidade. Algumas pessoas tomaram a iniciativa errada de tentar apagar fogo com fogo e pioraram um pouco a situação. Orientamos para que as pessoas nos chamem e evitem fazer isso”, explicou o tenente-coronel.
O comandante diz que já pediu para que uma segunda aeronave da corporação fosse enviada para ajudar no combate.
Parque Serra Azul
A área, que possui cerca de 10 mil hectares, fica a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças. O Parque Serra Azul é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. É considerado um dos principais roteiros turísticos da região.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).