O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Licínio Monteiro da Silva, em Várzea Grande, realiza matrículas o ano todo para alunos do Ensino Fundamental e Médio. As vagas são para os três turnos, atendendo estudantes a partir dos 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.
As matrículas ocorrem de forma diferenciada porque a escola também trabalha de forma diferenciada. Além disso, os estudantes têm uniforme a preço acessível, livros didáticos para todas as disciplinas e kit escolar com caderno, lápis e caneta.
“Hoje temos alunos de até 80 anos. As escolas de ensino regular não aceitam as matrículas de alunos fora da faixa etária, mas aqui temos um trabalho diferenciado em que respeitamos o tempo do aluno”, destaca a diretora Cecília Aparecida Pereira Duarte.
Ela acrescenta que a secretaria da escola funciona nos três turnos e basta o aluno procurá-la e efetuar a inscrição. “Nosso período de aceitação dos estudantes é diferenciado e, por isso, pode ser em qual época do ano”.
Atualmente, a escola tem mais de 1.000 alunos matriculados, incluindo imigrantes haitianos. As salas são climatizadas e possuem amplo pátio interno. Os estudantes são atendidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
De acordo com a gestora, para cada período, há um público específico, sendo que na parte da manhã, frequentam a escola trabalhadores do entorno. No vespertino, a predominância é de mulheres, principalmente mães de famílias que querem dar continuidade nos estudos. À noite, alunos que trabalham durante o dia.
“Trabalhamos de forma a entender a realidade do aluno, fazemos um trabalho integrado. Os imigrantes trazem o seu conhecimento para a sala de aula”, destaca Maria Lúcia Coradini, professora de geografia da Escola.
Material didático - Para este ano, está prevista a chegada de 676 kits escolares – composto de três cadernos universitários com 200 folhas cada; um caderno de desenho de desenho – 96 folhas; duas borrachas, dois apontadores, três lápis, uma régua e quatro canetas que serão entregues gratuitamente aos estudantes.
A unidade está localizada na Rua Pedro Pedrossian, entre o 4º Batalhão da Polícia Militar e a praça Gláucia Garcia, na região do Aeroporto. Telefone: (65) 3682-8841.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).