O Governo de Mato Grosso trabalha em 193 frentes nas rodovias estaduais. As ações coordenadas pelas equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística compreendem a manutenção de rodovias, parcerias com prefeituras, serviços de patrulhas de máquinas pesadas, além de obras de construção e reconstrução do Pró-Estradas, o maior programa rodoviário de Mato Grosso.
Pró-Estradas/Construção
Em mais de 40 lotes o objetivo é levar asfalto para cidades que não possuem nenhuma via de acesso pavimentada, levando desenvolvimento para estes municípios.
Uma das rodovias estaduais em pavimentação é a MT-220, localizada no Vale do Arinos na região Noroeste do Estado. A construção do asfalto vai ligar os municípios de Sinop a Tabaporã, uma das principais fronteiras agrícolas dos últimos anos.
Ainda em 2015, a Sinfra pretende entregar cerca de 500 novos quilômetros de asfalto pelas rodovias do interior.
Pró-Estradas/Reconstrução
Já no eixo reconstrução do programa, o objetivo é reabilitar rodovias que estavam com asfalto degradado. Uma das obras na rodovia MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga. Serão restaurados 142,85 quilômetros da estrada que está com o pavimento danificado.
A meta de governo é reconstruir cerca de 1.500 quilômetros de rodovias estaduais que estão em péssimas condições pela falta de manutenção em anos anteriores.
O programa também está com obras nas rodovias MT-251 entre Cuiabá a Chapada do Guimarães, MT-170 em Brasnorte e MT-249 no município de Nova Mutum.
Pró-Concreto
O Governo possui também o Pró-Concreto, que é o programa de substituição de pontes de madeira existentes na malha rodoviária do Estado por pontes de concreto.
Oito pontes são construídas na MT-060, a Transpantaneira, porta de entrada do Pantanal Mato-grossense. Nessa estrada, as pontes estão sendo construídas em concreto e aço, para atender melhor a necessidade da região. No total, 31 pontes serão construídas na reformulação da Transpantaneira.
Parceria
Uma das primeiras ações da Sinfra em 2015 foi a concretização da parceria com as prefeituras para atender de forma emergencial as rodovias estaduais que cortam os municípios.
O objetivo é distribuir óleo diesel e massa asfáltica para os municípios e, em contrapartida, as prefeituras disponibilizam a mão de obra, além de ficarem responsáveis pela elaboração do plano de trabalho.
Efetivada em fevereiro, a parceria já distribuiu até o momento cerca de 2,5 milhões de litros de óleo diesel para 93 municípios, segundo os mais recentes números da Sinfra. A massa asfáltica repassada para executar os tapa-buracos contabilizam 9,2 mil toneladas.
Ao todo 104 dos 141 municípios de Mato Grosso aderiram a parceria com o governo estadual.
Patrulhas Rodoviárias
Nas rodovias não pavimentadas, as frentes de trabalhos estão concentradas nas 21 Patrulhas Rodoviárias distribuídas em 19 regiões do Estado.
A manutenção e conservação preventiva foi executada em mais de 5 mil quilômetros entre os meses de janeiro e setembro com o objetivo de preparar as rodovias sem pavimento para o período das chuvas quando o volume de água dificulta a trafegabilidade na pista.
Equipe Sinfra
O eixo Manutenção do programa Pró-Estradas é voltado para melhorar as condições das estradas estaduais pavimentadas.
A conservação e manutenção preventivas são realizadas pelas equipes da Sinfra responsáveis pelos serviços de roçadas lateral das marginais das rodovias e os reparos pontuais do pavimento, conhecido como tapa-buracos.
São oito equipes presentes nas estradas do interior. Somente na região de Rondonópolis, duas equipes já prestaram a manutenção de 128 quilômetros pelas MTs 270, 299 e 370.
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