18 de Fevereiro de 2025
18 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 19:00 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 19h:00 - A | A

Crise hidráulica

Escassez de água leva moradores a protestar em frente à Prefeitura de VG: “Estou dependendo da água da chuva”

VGN esteve in loco e entrevistou populares e vereadores que comparecem na manifestação

Nicolle Ribeiro & Arielly Barth/VGN

Moradores de diversos bairros de Várzea Grande se reuniram na tarde desta quinta-feira (13.02) em frente à Prefeitura para protestar contra a escassez de água que tem atingido o município. O esteve in loco e entrevistou populares e vereadores que comparecem na manifestação. Leia matéria relacionada - Moradores protestam contra falta de água na prefeitura de VG

A situação tem sido crítica para os moradores, como relatou Marcia Elma, residente do São Benedito. Ela compartilhou que há mais de três semanas sua casa está sem abastecimento de água, e que ela tem dependido da água da chuva para atividades essenciais, como cozinhar e tomar banho.

“A gente está sofrendo com essa escassez de água, desta vez já dura mais de três semanas na terceira etapa do bairro São Benedito. Não temos água em casa, eu estou dependendo da água da chuva para poder cozinhar e tomar banho. A necessidade básica lá em casa está sendo suprida com a água da chuva!”, desabafou Marcia.

Marcia ainda relatou que saiu do protesto insatisfeita, visto que pelo menos um caminhão-pipa deveria ser sido aos moradores da região. “Sinceramente, estou insatisfeita, porque eu realmente preciso da água. Preferia sair daqui com a resposta ou pelo menos um caminhão-pipa para levar ao menos para 50 ou 100 famílias”.

Durante a manifestação, o secretário de Desenvolvimento Econômico Samir Katumata foi o responsável por conversar com os manifestantes. Ele sugeriu a formação de uma comissão composta por cerca de 10 moradores para se reunir com o diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE/VG) e outros secretários na próxima semana.

O vereador Feitosa (PSB) também esteve presente e fez críticas à gestão atual, destacando a necessidade urgente de recursos para resolver a crise da água. Em seu discurso, ele lembrou que a prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) havia feito promessas durante a campanha, mas que a situação piorou consideravelmente com o passar do tempo.

Ademais, Feitosa ressaltou que a prefeita esteve em Brasília com a bancada do Partido Liberal, onde questões sobre supostas sabotagens estão sendo feitas nessa nova gestão, porém, não houve nenhuma citação de envio de emendas à Prefeitura e nem de recursos ao DAE/VG, para que o problema fosse de fato resolvido.

“Eu vi a bancada do PL falando em sabotagem, mas sabotagem é só o que eles falam. Não vi nenhum da bancada falar em mandar emenda para Várzea Grande ou mandar recursos para o DAE/VG para resolver o problema da água”, declarou.

O vereador Raul Curvo (REPUBLICANOS), por sua vez, reconheceu que a falta de água é um problema crônico, mas destacou que a situação se agravou na gestão atual. Ele sugeriu uma maior fiscalização e controle, além de pedir o apoio dos deputados e senadores para alocar recursos para resolver a questão da água na cidade.

A reunião também abordou a questão da segurança nas estações de captação de água, que têm sido alvo de furtos e vandalismo. Raul Curvo sugeriu o reforço da segurança nessas áreas, com a presença de guardas armados, para evitar novos roubos e garantir o bom funcionamento dos serviços essenciais.

Leia também - Moradores de VG recorrem à água da chuva para encher caixas d"água

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760