Empresários do seguimento de carros usados de Várzea Grande reuniram-se na manhã desta segunda-feira (08.06) com o deputado estadual, Eduardo Botelho (PSB), para que o parlamentar reivindique junto ao Estado à volta de uma unidade do DETRAN/MT nas dependências do Shopping Fórmula.
De acordo com os empresários, a unidade que estava instalada no local – que foi retirada no fim de 2014 na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) -, realizava entre 1000 e 1.200 emissões de documentos, ou seja, atendimentos conclusivos.
Conforme eles, os documentos eram emitidos na hora, atualmente os documentos demoram até três dias para serem emitidos. Os empresários afirmaram ainda, que hoje uma transferência de documentos chega demorar 15 dias, o que prejudica o comércio de veículos, e o Estado deixa de arrecadar.
Um dos organizadores da reunião, o empresário Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli -, informou que o atual presidente do DETRAN/MT, Rogers Elizandro Jarbas, esteve reunido com a categoria e disse na oportunidade que a situação do funcionamento do escritório do órgão dentro do Shopping Fórmula no município, não estava regulamentada em lei. “Por isso que foi retirado o escritório daqui” declarou Zaeli.
Na época, segundo Zaeli, o presidente do DETRAN/MT garantiu que a volta do escritório será retomada somente após a realização do concurso publico do órgão. Lembrando que a inscrição do concurso encerrou nesse domingo (07.06).
“O DETRAN não pagava aluguel, e toda estrutura continua montada no local. Falta apenas ele trazer os servidores, e voltar atender no local”, disse Zaeli.
Durante o encontro, o deputado Eduardo Botelho disse que o governador Pedro Taques (PDT) vem acertando nos assuntos “macro”, como combate a corrupção, e praticado alguns equívocos no “varejo”, como é a questão do escritório do DETRAN no Shopping Fórmula.
“O assunto do DETRAN já deveria ter sido resolvido pelo atual presidente do órgão, mas alguns secretários e presidentes de autarquias têm demonstrado indecisão no sentido de não errar porque a linha mestra da gestão de Taques é acabar com a corrupção e corrigir todos os erros que vinham sendo cometidos pelo antigo governo, o que traz a impressão de falta de autonomia por parte dos secretários e gestores”, declarou o deputado.
Entenda – Em 13 de janeiro deste ano, o presidente do DETRAN, Rogers Elizandro Jarbas, assinou a 005/2015 fechando dez postos do órgão no Estado, sendo três de Várzea Grande.
Conforme a portaria, o fechamento dos postos de atendimento foi realizado devido a elevada carência de servidores nos setores de atendimento do Detran e respectivas Ciretran.
Os postos que foram fechados são os instalados na Ariel (VG), Citavel (Cuiabá), Domani (VG), Gramarca (VG), Trescinco (Cuiabá), Moto Raça (VG), Auto Shopping Fórmula (VG) e Sindaed (Cuiabá). Além dos postos instalados em Alta Floresta e Cáceres. “Uma vez extintos, terão suas atividades executadas pelos setores competentes do Detran e das respectivas Ciretran” cita trecho do decreto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).