Os vereadores de Cuiabá receberam um “puxão de orelha” da moradora do bairro Jardim das Américas, Ana Cassiana, durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (24.11), em razão da denúncia dos parlamentares da oposição que apontam um aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 500% em alguns bairros da Capital. O projeto é de autoria do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
Cassiana, proprietária de uma loja na avenida Beira Rio, cobrou os parlamentares alegando que os moradores não são favoráveis ao aumento. Ela, assim como outros representantes, lotou as galerias para impedir que o projeto fosse aprovado "a toque de caixa".
“Gostaria de saber porque não teve uma divulgação para todos os moradores. É um valor muito alto, que vai influenciar muito em nosso orçamento. Eu moro no Jardim das Américas, bairro onde o prefeito reside, eu vejo que tudo que precisamos ali é uma demora, mas e aí, vai aumentar 500% e vamos ter uma boa saúde e todos os serviços públicos? E eu quero saber dos vereadores, quais serão a favor disso? Quero que deixem isso bem claro nas redes sociais, que vocês divulguem a opinião de vocês. Quem votou em vocês precisam saber”, cobrou a empresária.
Quero que deixem isso bem claro nas redes sociais, que vocês divulguem a opinião de vocês
Leia também: Inscrições para concurso da Câmara de VG seguem até 5 de dezembro
Ao responder, o vereador Lilo (PDT – que presidia a sessão no momento – afirmou que o líder do Governo, vereador Adevair Cabral (PTB) informou que será realizada audiência pública para debater o tema. “Onde todos poderão colocar seu ponto de vista e evidentemente a manifestação de cada vereador deverá ser respeitada, independente do voto, mas seguirá o trâmite normal até a apreciação”, disse.
De acordo com o vereador Sargento Joelson (PSB), o projeto com mais de 100 páginas, que prevê a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), base para o cálculo IPTU de Cuiabá para 2023, aumenta o valor do IPTU 500% em alguns bairros.
Segundo cálculos do vereador, os bairros que terão mais aumentos serão: Pedra 90, Alphaville, Altos da Serra I e II, Dr. Fábio I e II, Florais Cuiabá, Jardim Florianópolis, Parque das Nações Indígenas, Pedregal, Planalto e Três Barras (Jardim Paraná e Umuarama).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).