Estão em ritmo acelerado as mudanças dos feirantes para a nova estrutura do Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, que será inaugurada nesta sexta-feira (21.07), às 8h, pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
Os feirantes estão animados com as perspectivas que o novo espaço pode trazer para seus negócios. Em entrevista ao , a proprietária da Lanchonete Tio Pedro, Flavia Ferraz, 40 anos, que atua desde cinco anos no Mercado do Porto, à época acompanhada pelos pais, com banca de salgados e pastéis, relatou que sua expectativa é impulsionar as vendas e conquistar novos consumidores atraídos pelo novo espaço.
“Estou achando bem legal, todos estão com expectativas boas, por ser um espaço novo. Acreditamos que a estrutura irá atrair mais consumidores para conhecer a obra e assim podemos aumentar nosso rendimento. Desde a pandemia estávamos apagados e agora estamos esperando esse impulso nas vendas em todos os setores daqui”, declarou Flávia.
Já o proprietário do Cantinho da Leska, Odair Val Amaral, 45 anos, conhecido como Cuca no Mercado do Porto, afirma que desde seus sete anos acompanha as mudanças estruturais. Segundo ele, sua mãe foi a primeira barraqueira da feira do Porto, à época vendia espetinho e outros alimentos. “Isso no ano de 1977. A armação das bancas era feita com lonas, quando subia, ficávamos segurando para lona não voar. De lá para cá só benção.”
Com a entrega da primeira etapa da reforma completa de revitalização do mercado, Cuca espera ampliar o atendimento à população cuiabana e torce “com força” para ser "só vitória." “As novas instalações estão ótimas, o prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns. O Cantinho DA Leska está aberto das 5h às 20h. Temos caldo de mocotó, dobradinha, sarapatel, feijão, peixada completa, mojica de pintado e outros.”
O também conversou com a Peixaria do Rogério, que aproveitou a reportagem para informar aos clientes que o atendimento hoje e amanhã é só delivery. “Agora sexta-feira o pessoal já pode descer para feira do Porto, estaremos atendendo os clientes em nova instalação.”
Leia mais: Feirantes e secretário definem mudanças para novo Mercado do Porto
Ver essa foto no Instagram
NOVA ESTRUTURA DO MERCADO DO PORTO
O novo espaço contará com dois pisos climatizados, proporcionando conforto em qualquer estação do ano. Para gastronomia cuiabana, o espaço conta com uma ampla praça de alimentação, que contará com 18 lojas, entre restaurantes e lanchonetes.
Ao todo, 36 lojas variadas estarão à disposição para compras, com opções como queijos, doces, condimentos, cereais, entre vários outros.
ACESSIBILIDADE
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o prédio tem uma rampa, que fica na entrada da lateral do Mercado e os banheiros também contam com ferramentas para facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Na parte externa, foram instaladas tendas onde ficarão os boxes que atuam no comércio de produtos de hortifrutigranjeiros, açougues e pescados.
MERCADO DO PORTO ANTIGO
O espaço será reformado e posteriormente as atividades acomodadas nas tendas temporárias retornam ao local. A reforma é esperada para 2024.
PATRIMÔNIO ARTÍSTICO CULTURAL IMATERIAL
Por meio da Lei 11511/21, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, O Mercado do Porto, foi declarado como patrimônio histórico, artístico e cultural imaterial.
A feira que deu origem ao Mercado do Porto nasceu na região central de Cuiabá, na praça Rachid Jaudy, no meio da avenida Isaac Póvoas, com pouco mais de 10 feirantes, expondo seus produtos em charretes e algumas poucas barracas improvisadas e, ao longo dos anos, foi mudando de lugar, de acordo com o aumento dos feirantes e o crescimento dos consumidores.
Hoje é um complexo comercial varejista composto por 149 permissionários divididos por setores de pescados, açougues, frios, doces, lanchonetes, restaurantes, hortigranjeiros, rações e similares, confecções e utilidades domésticas. O Mercado funciona de terça-feira a domingo, embora alguns comércios abram nas segundas-feiras. Em média, 120 mil pessoas frequentam o mercado por mês.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).