O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, inaugura em parceria com o município de Primavera do Leste dez novos leitos de UTIs adulto, nesta quinta-feira (19), às 14 horas. A inauguração dos leitos de UTIs estão inseridos no Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências.
Segundo Jorge Lafetá, organizar a Rede de Atenção as Urgências na Região Sul Mato-grossense com a finalidade de integrar todos os equipamentos de saúde, ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral ao usuários em situação de urgência e emergência de forma ágil e oportuna, é a meta proposta no Plano de Regionalização e interiorização da Saúde Pública de Mato Grosso.
“A Região Sul de Mato Grosso abrange 19 municípios. Implantar leito de UTIs em municípios que possuem estrutura hospitalar vai dar mais agilidade nos atendimentos da média e alta complexidade, além de servir de suporte para aqueles atendimentos que a pessoa vai necessitar de ser transferida para outra unidade de saúde", assinalou o secretário.
O Plano busca recontruir a rede de serviços baseados em indicadores de várias áreas a fins e ordenar o atendimento às urgências e emergências, garantindo acolhimento, primeira atenção qualificada e resolutiva para as pequenas e médias urgências, à estabilização e referência adequada dos pacientes graves do Sistema Único de Saúde (SUS), além da intervenção das Centrais de Regulação Médica de Urgência, com a finalidade de dar acesso a atender de forma qualificada o usuário e acima de tudo salvar vidas.
A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Plano, e a descentralização das ações e serviços de saúde vão acontecer em Mato Grosso. A organização da Rede de Atenção à Saúde está dentro do Plano de Ação Regional que é colocado em prática. No ano de 2014 serão implantados mais 116 novos leitos, visando o fortalecimento da interiorização, além da estadualização de mais dois hospitais municipais de Peixoto de Azevedo, e um na região do Araguaia. Um novo Hospital Regional também será construído em Porto Alegre do Norte. Mais serviços da média e alta complexidade serão implantados e implementados nos regionais.
Os novos leitos de UTIs estão instalados no Hospital das Clínicas de Primavera do Leste, e oito serão credenciados para atendimento ao SUS junto ao Ministério da Saúde. O custeio/mês é de R$ 270 mil. Novos leitos de UTIs serão implantados em 2014 em Rondonópolis, 20 novos leitos adultos (10 pediátricos na adequação), Primavera do Leste serão instalados 10 leitos (adulto), Alta Floresta (12 adulto), Juara (10 adulto), Peixoto de Azevedo (10 adulto) e Barra do Brugres( 10 adulto), Hospital do Câncer (10 pediátrico), Hospital Geral Universitário (10 pediátrico e 8 adulto), Hospital das Clinicas (26 adulto).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).