O Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande (CME), definiu novas diretrizes para a Educação Especial com enfoque na Educação Inclusiva e Educação Bilingue de surdos no sistema municipal de ensino da cidade, através das Resolução 07/2023, publicada no Diário Oficial dos Munícipios (AMM), na última semana.
Em entrevista ao , a presidente do CME, Eva de Paulo Vieira Santos, contou que a resolução propõe novas estratégias com o objetivo de promover a adaptabilidade da estrutura e das práticas educacionais, incluindo um público heterogêneo para os alunos apreenderem nos seus limites. Segundo Eva, a resolução contempla três fatores.
“O primeiro fator é a garantia de convívio, de interação do estudante com deficiência com o restante da comunidade escolar. O segundo é a garantia de acesso ao mesmo conhecimento, ou seja, ao mesmo currículo e o terceiro fator é a existência de altas expectativas para todos os alunos, independentemente de suas particularidades”, destaca a presidente do CME.
Ao , a tia de uma criança com deficiência auditiva, Claudia Cristiane, que teve receio em colocar o menino em uma escola municipal e ele não ter a mesma educação.
“Hoje meu sobrinho estuda em Escola Estadual, mas ele já estudou em Escola Municipal e antes de ele ter idade para ir para escola eu achava que encontraria dificuldades, eu confesso que tinha receio de ele não ter a mesma educação e ser não compreendido, mas logo que ele entrou na rede municipal eu consegui que ele tivesse uma TDI e eu percebo que ele é tratado da mesma forma que os outros alunos, porém, com acompanhamento especial”, relatou Claudia.
Segundo a presidente do CME, as unidades educacionais da rede municipal já têm atendimento especializado, no entanto, a nova resolução vem normatizar e orientar o sistema municipal de ensino, conforme o que prevê a Legislações nacionais da inclusão.
A resolução prevê que terá educação especial, os estudantes que apresentam impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial, também serão considerados as crianças com transtorno do espectro do autismo; crianças com altas habilidades/superdotação; com padrões restritivos e repetitivos de comportamentos e estudantes com deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).