Iniciou hoje (04.09) o processo de transferência da administração dos quatro aeroportos de Mato Grosso à empresa Consórcio Aeroeste, que arrematou o Aeroporto Internacional Marechal Rondon e os regionais de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, em abril. A entrega definitiva está prevista para novembro deste ano.
Confira matéria relacionada: — Consórcio Aeroeste arremata aeroportos de Mato Grosso no valor de R$ 40 milhões
O processo de transição foi iniciado com a assinatura do contrato de concessão dos terminais aeronáuticos e deve durar, pelo menos, 40 dias. No entanto, como esse processo já está em andamento, o trâmite deve ser concluído antes do prazo. Durante essa quarentena, a Aeroeste deve apresentar ao Governo Federal os planos de transição, exploração e expansão das estruturas dos aeroportos.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento de Modais, Maksaila Amaral Moura Campos, todos esses planos serão avaliados e homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, somente em seguida a esse processo, é que a administração dos aeroportos serão definitivamente da concessionária que a arrematou.
O documento de concessão foi assinado eletronicamente pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), tenente-brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, e representantes do consórcio Aeroeste, formado pelas empresas Socicam e Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda (Sinart).
Segundo o secretário Marcelo de Oliveira, a responsabilidade da concessão dos aeroportos é do Governo Federal por meio da Infraero e, nesse caso, é dever do Estado apenas acompanhar a transição e as entregas dos planos operacionais pelo consórcio. (Com Secom/MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).