Os velórios realizados em Cuiabá passarão a ter que respeitar o limite máximo de quatro horas de duração, conforme estipulado pela Prefeitura Municipal. O objetivo é evitar a proliferação do novo coronavírus. A medida, que já está em vigor, foi publicada no Diário Oficial de Contas na última segunda-feira (30.03).
Ainda, de acordo com a portaria, os velório deverão ser realizados das 7 horas e 17 horas, respeitando o limite de 4 horas de duração. Caso o sepultamento não ocorra até às 17 horas, o velório deverá ser fechado e retomado somente no dia seguinte.
Também deverá ser respeitado o limite máximo de 10 pessoas por velório, sendo que o distanciamento não poderá ser inferior a uma pessoa para cinco metros quadrados.
O documento trata ainda a respeito de mortes causadas pela Covid-19, nesses casos, a realização de velórios nem mesmo será permitida; o corpo será levado direto ao cemitério ou crematório. A despedida terá que ser realizada no cemitério ou crematório, em ambiente aberto e ventilado, sem que haja contato com o caixão.
Conforme a portaria, os corpos ficarão em bolsas sanitárias biodegradável e impermeável, que deverão ter a parte externa pulverizada. Só então, os corpo poderão ser colocados no caixão, que terá de ser revestido internamente com plástico impermeável. A urna ainda deverá ser lacrada e desinfectada.
Ainda, de acordo com a portaria, não poderão comparecer aos velórios as pessoas que integram o grupo de risco da doença, como idosos, portadores de doenças crônicas respiratórias, portadores de doenças cardíacas, fumantes, diabéticos e hipertensos.
Caso a presença seja imprescindível, deverá haver um horário reservado para essas pessoas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).