03 de Outubro de 2024
03 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 04 de Fevereiro de 2023, 15:10 - A | A

Sábado, 04 de Fevereiro de 2023, 15h:10 - A | A

FESTA DE MOMO

Baixada cuiabana retoma festa carnavalesca após dois anos de pandemia da Covid

Foliões vão as ruas em Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Poconé

Gislaine Morais/VGN

Dois anos consecutivos sem a festa de carnaval, devido à pandemia da Covid-19, algumas cidades de Mato Grosso, principalmente a baixada cuiabana, estão retomando o evento e já se preparam para receber os foliões.

A Capital mato-grossense destinou três pontos da cidade - Praça da Mandioca, Praça 8 de Abril e no Calçadão da Ricardo Franco, para realização da ‘Folia de Momo’ nos dias 12, 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro.

Serão seis dias de festa, com ampla programação para adultos, crianças e, até mesmo, para os cãezinhos. Os foliões recebem no primeiro dia de festa - domingo (12), o ‘esquenta’, que será na Praça 8 de Abril. No local, os foliões poderão levar os seus bichinhos fantasiados e haverá premiação do figurino mais criativo.

A programação ainda inclui um desfile dos animais e muitas marchinhas de carnaval com a banda Canoa de Prata.

Para as crianças, apresentações da Patrulha Canina integram a programação, além da participação de Charanga do Mestre Cachaço, uma iniciativa que reúne artistas cuiabanos que exaltam a música popular brasileira. (confira programação no final da matéria)

Em Nossa Senhora do Livramento, os foliões vão às ruas nos 18, 19 e 20 - com ampla programação para adultos e crianças, e contará com marchinhas de carnaval e apresentações artísticas de bandas locais.

O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Gonçalo de Almeida (PSB), disse ao , que na cidade há um decreto em vigor que obriga uso de máscaras nas unidades de saúde e em ambientes fechados. Contudo, segundo ele, o Governo do Estado liberou a realização de eventos públicos, como o Carnaval, pois, conforme o gestor, grande parcela da população está imunizada com duas ou mais doses da vacina contra a Covid-19.

Em relação aos gastos investidos para proporcionar a festa carnavalesca aos livramentenses, Thiago revelou que a Prefeitura está aplicando algo em torno de R$ 40 mil, e que o restante do valor é oriundo de empresários. “Estamos com pires na mão arrecadando dinheiro de parceiros para realização deste Carnaval. A festa será praticamente bancada por parceiros, e a Prefeitura vai investir o mínimo do mínimo possível, menos de R$ 40 mil”, disse.

A festa carnavalesca em Santo Antônio do Leverger - foi definida pela prefeita Francieli Magalhães de Arruda, como a melhor da baixada cuiabana, onde serão quatro dias de folia - 17, 18, 19, 20 e 21, com direito a carnaval cultural, e vários blocos para alegrar os foliões. Ao , Francieli disse que serão em torno de 20 blocos de Santo Antônio mesmo, e a expectativa é receber de 10 a 15 mil foliões.

Conforme a gestora, a festa carnavalesca está sendo organizada pelo Instituto "Vambora", por meio de uma emenda parlamentar destinada ano passado para a cidade - e também com alguns gastos da Prefeitura. O evento não contará com banda nacional, apenas regionais. “Não conseguimos trazer nenhuma banda nacional, mas será um carnaval de família, de tradição e, principalmente, a nossa população está na expectativa, depois de dois anos vai ser retomado”.

Questionada quanto aos riscos devido à Covid-19, a prefeita disse que ao assumir a gestão não tinha leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e hoje são oito leitos, e os casos de Covid, segundo ela, diminuíram bastante na cidade, por isso surgiu a ideia de retomar as festas carnavalescas.

No município de Poconé, cidade tradicional das festividades da baixada cuiabana, o carnaval de rua terá início no dia 18, com as bandas Legislativa e Nova Versão. Já no segundo dia de festa (19), o evento abre espaço para matinê com o grupo de pagode SambadeÔ e a noite, as bandas Estrela D’alva e Nova Versão, finalizando no dia 20 com a banda Terra e Nova Versão.

A assessoria do prefeito Atail Marques do Amaral, popular Tatá Amaral (União), disse que na época da pandemia da Covid-19, o gestor focou na saúde dos munícipes, optando pela proibição de eventos festivos, porém, com a contaminação controlada, o município voltou à rotina normal – "uma cidade festiva".

Sobre os investimentos na festa de Momo, a assessoria informou que ainda não tem dimensão dos gastos, pois estão finalizando os projetos, mas, ressaltou que as festividades serão custeadas com recursos próprios.

"Estamos preparando um evento para poder dar o melhor à população, que o povo poconeano possa aproveitar o carnaval pantaneiro à altura", disse o prefeito Tatá Amaral, ao .

Veja a programação da "Folia de Momo" em Cuiabá

Praça 8 de Abril: Esquenta e ‘Blocão” – 12 de fevereiro (domingo) – 17h às 21h30

Patrulha Canina – Tia Hanna
Charanga do Mestre Cachaço
Marchinhas
Banda Canoa de Prata

Praça da Mandioca 17 de fevereiro (sexta-feira) – 17h às 3h

DJ
Banda Feijão Com Osso
Banda Sedusamba
Premiação Melhor Fantasia – categoria adulta
Bloco Bateria Show
Bloco Bateria Show
Banda Saca Rolha

Calçadão da Ricardo Franco de 18 a 21 de fevereiro – 18h à 1h

Bandas autorais de Pop/Rock
Praça 8 de Abril – 18 de fevereiro – 17h às 3h

A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Várzea Grande, mas não conseguiu informações se o município irá realizar o carnaval este ano. O espaço segue aberto para manifestação.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760