As principais avenidas de Cuiabá receberão trechos exclusivos para transporte público nos próximos dias. Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está sendo feito um levantamento nas vias que serão beneficiadas com as novas faixas exclusivas para ônibus.
Os motoristas que não respeitarem as faixas nos horários estabelecidos, podem ser multados por infração de trânsito gravíssima, no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo a equipe de engenharia de Trânsito e Transporte, algumas das avenidas que serão atendidas são:
- Av. General Valle - entre a Coronel Escolástico e General Mello;
- Av. Djalma Ferreira de Souza - com a Av. Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro) - ao lado do Massairo Okamura - chegando na Av. do CPA;
- Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores), do contorno da Av. Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil;
- Av. José Monteiro de Figueiredo, a popular "Lavapés" - próximo do restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa).
Os dois sentidos das avenidas receberão trechos exclusivos para o transporte público, o que vai garantir que os fluxos sejam mais rápidos para cerca de 205 mil usuários de transporte público.
De acordo com a Semob, as faixas para os ônibus, tanto para as atuais quanto para as que ainda serão implantadas, funcionarão somente nos horários de pico, entre 6h e 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h. Aos sábados, de 6h às 8h, sendo no período da tarde circulação livre, assim como aos domingos, os condutores de veículos de passeio poderão circular livremente pela faixa.
Segundo o prefeito de Cuiabá, as faixas irão melhorar o tempo de viagem dos passageiros e o trânsito “É necessário dar mais fluidez aos ônibus, porque temos mais de 200 mil usuários do transporte público que utilizam os 369 veículos do transporte coletivo e, enquanto isso, se pegarmos mil veículos nas ruas, somando cada um com quatro pessoas, dá um total de quatro mil pessoas. Então, essas faixas irão melhorar o tempo de viagem e vão melhorar o trânsito porque serão em horários definidos”, explica.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a faixa será prioridade no trajeto e os ônibus ganharão mais velocidade "A prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele. Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora", comentou o secretário.
Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).
Leia também:
Carreta carregada com 15 toneladas de brinquedos quase tomba em avenida de VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).