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Cidades Sexta-feira, 03 de Maio de 2019, 14:43 - A | A

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FURA FILA

Áudio revela venda de consultas no Centro de Especialidades de Cuiabá

Larissa Malheiros - Especial VGNotícias

Divulgação

Centro de Especialidades médicas

 

O vereador de Cuiabá, Abílio Júnior (PSC), denunciou ao Ministério Público e para Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) , que médicos do Centro de Especialidades (CEM) estão vendendo consultas e exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um áudio que circula nas redes sociais, mostra a própria coordenadora do local, conhecida como Nádia, confirmando a informação.

Abílio disse que esteve no CEM no início da semana e filmou a unidade totalmente vazia, além de médicos parados sem atendimento. “Fui 15 horas da tarde e estava vazio, os médicos, alguns estavam lá esperando o horário de bater ponto e ir embora, que seria às 17 horas. Entrei e não tinham pacientes, e alguns médicos estavam jogando palavras cruzadas. Médicos ociosos no local, porque as consultas não eram marcadas, para não dá muito serviço para o médico que está lá, para atender as prioridades deles, que são de interesses políticos e outros vendidos de outras formas”, disse.

O parlamentar menciona “vendidos”, se referindo ao áudio aonde uma mulher identificada como Nádia, coordenadora do CEM, denuncia que sabe quem vende consultas no CEM. No áudio, ela demonstra inconformada com a acusação sobre a venda de consulta recair em uma assistente social conhecida como “Coca”. Por isso, Nádia desabafa e diz que conhece quem age de forma fraudulenta no CEM.

“Ela vem pedir consulta, vem, como vem o Ralf Leite (assessor da Prefeitura), como vem o sargento Joelson (vereador), como vem todo mundo que eu atendo. Vender consulta, tenho é funcionário aqui dentro vendendo consulta e não é ela”, dispara a coordenadora.

A mulher reforça que essa assistente social não é quem vende as consultas, mas denuncia uma funcionária do vereador Vinícius Hugueney (PP) como uma articuladora da prática. “Ela não faz isso (vender consulta), tenho funcionário aqui dentro que faz isso, eu sei quem que é. Mas a justiça de Deus não falha, uma hora a casa caí. Para mim, ficar trabalhando para político e ainda rolo, eu sei que é rolo. Não está ajudando o paciente. Aquela morena que saiu daqui é do gabinete do Vinicius (vereador), duas listas de consultas que a mulher veio trazer , eu cortei ela, porque eu sei que ela vende consulta”, acusa em áudio.

Abílio garante que essas denúncias são antigas e espera que a justiça investigue. Ele afirma que existe um facilitador e as vendas de consultas começam pelo valor de R$ 120.

“Flagramos a situação em vídeo, encaminhamos para o Ministério Público, para que seja feita uma investigação em cima desta situação. Porque, não é possível que a gente tenha em Cuiabá altas filas do SUS para aguardar um exame ou uma consulta e que que essas consultas sejam prejudicadas, porque o médico bate o ponto e vai embora, porque a coordenadora as vezes facilita a entrada de pacientes por indicação política ou até mesmo por vendas’, revela o vereador.

Outro lado - Em nota, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, informou que determinou providências sobre as supostas irregularidades no CEM, assim que tomou conhecimento da denúncia. Confira:

Assim que teve conhecimento das denúncias sobre as supostas irregularidades no Centro de Especialidades Médicas (CEM), em relação a carga horária por parte dos médicos, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho anunciou que medidas enérgicas serão tomadas pela gestão.

“Se for comprovado que essas horas não foram cumpridas, vou determinar que sejam feitos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) para que sejam repostas. E, aqueles que se recusarem a assinar o TAC, serão obrigados a responder um Processo Administrativo Disciplinar – PAD. Quem não se adequar ao que está estipulado no contrato de trabalho, será exonerado. Por outro lado, aqueles que quiserem repor as horas não trabalhadas, poderão fazê-lo nos próximos mutirões que realizamos mensalmente no CEM. Estamos abrindo uma sindicância para apurar todos os fatos divulgados”, comentou Pôssas.

Os mutirões de consultas e exames são desenvolvidos mensalmente e as consultas ofertadas são realizadas por médicos especialistas da rede, para dar andamento à demanda represada. Esse projeto tem resultados à gestão, pois foi iniciado com uma fila de pacientes do ano de 2015 e, atualmente, já avançou para atendimento de pacientes com solicitação do final do ano de 2017 e 2018. A proposta é que o tempo de espera na fila da Regulação seja no máximo de 90 dias, que é um período digno de promoção e diagnóstico de saúde.

O secretário Pôssas é um grande entusiasta dos mutirões. “Com os 10 mutirões que já realizamos, conseguimos tirar mais de 6 mil pessoas da fila de espera. Temos realizado um trabalho árduo para a diminuição dessa fila da Central de Regulação e o mutirão é uma das ações com esta finalidade. Ainda assim, temos um alto índice de absenteísmo, na faixa de 36%, e precisamos combater isso. Precisamos que os pacientes convocados façam a sua parte, que é o de comparecer no dia estabelecido. Dessa maneira, conseguiremos diminuir a fila e oferecer atendimentos mais rápidos e eficientes para a população.

CONFIRA ÁUDIO (anexado na denúncia de Abílio e fornecido pelo vereador à reportagem do oticias)

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