O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) emitiu uma nota de repúdio contra a atriz Daniela Escobar devido aos seus comentários sobre as enfermeiras do Brasil e dos Estados Unidos, sugerindo que algumas se arrumam para "catar médicos" nos hospitais. Durante sua participação no podcast Papagaio Falante, a atriz disparou: "De onde é que essa mulher saiu? Como é que ela tá maquiada? Elas vão lá pra catar médico e casar", o que gerou indignação entre a classe.
O Coren-MT destacou que não irá aceitar esse tipo de fala machista que coloca em dúvida a competência profissional das enfermeiras com base em sua aparência. A entidade ressaltou a importância das enfermeiras que prestam assistência de qualidade em todo o país, independentemente de sua aparência, e merecem ser valorizadas, não julgadas como menos competentes devido ao cuidado com a imagem pessoal.
A nota do Conselho de Enfermagem exige retratação por parte da artista pela fala preconceituosa que prejudica não apenas as profissionais da enfermagem, mas todas as mulheres brasileiras. A categoria é formada majoritariamente por mulheres, que têm o direito de se vestir e maquiar conforme sua vontade, desde que sejam respeitadas as regras de proteção aos trabalhadores e pacientes.
O Coren-MT enfatiza que o Brasil é um país livre, onde o direito de se vestir e se apresentar de acordo com a vontade individual é resguardado pela Constituição Federal. Repudiam-se todos os tipos de preconceito contra mulheres, especialmente em relação a uma categoria que é composta por mais de 80% de profissionais do sexo feminino.
As enfermeiras enfrentam diariamente condições de trabalho injustas e jornadas exaustivas, e não merecem ser ofendidas no exercício de sua profissão. O Coren-MT ressalta que atitudes preconceituosas como essa não serão mais toleradas, não apenas por essa entidade, mas por todas as trabalhadoras da enfermagem.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).