Cuiabá vai sediar entre os dias 26 e 28 deste mês de setembro, o 22º Seminário de Serviços Regionais dos Grupos Familiares Al-Anon, instituição que tem entre seus membros, familiares e amigos de pessoas que sofrem da doença do alcoolismo. Eles funcionam, paralelamente, à irmandade de Alcoólicos Anônimos (A.A.), de onde tiveram origem e seguem basicamente o mesmo programa de recuperação, com algumas variações por reunirem não alcoólicos e sim seus familiares.
Estudos apontam que um doente alcoólico causa transtornos diretamente a pelo menos 05 pessoas e indiretamente até 15 pessoas , seja no seio familiar, ou no âmbito profissional e social. “É preciso mostrar à sociedade o propósito do Al-Anon e Alateen para que as pessoas venham e tenham um convívio mais sereno e harmonioso com seu familiar alcoólico”, acrescenta a secretária-geral e relações públicas do Al-Anon, Nilce Totino, que coordena o evento.
O Seminário promovido pelo Escritório de Serviços Gerais do Al-Anon (ESGA), com sede em São Paulo, anualmente escolhe uma região do país para sediar o evento. Devem participar membros vindos de todos os Estados da Região Centro-Oeste, incluindo também Rondônia, Roraima e Acre. O local escolhido para realizar o evento foi à sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nas proximidades da rodoviária de Cuiabá. Lá os participantes ficarão hospedados e participarão de todas as atividades programadas, voltadas para a transmissão da mensagem do Al-Anon, e de como incentivar seus membros a participarem dos serviços existentes.
“Existem milhares de pessoas que convivem com um familiar alcoólico, mas não sabem que há oportunidade para conquistar uma vida serena que pode ajudá-los a entender a doença do alcoolismo” diz Nilce Totino. Ela se refere aos grupos de auto-ajuda que funcionam diariamente em várias partes do mundo, e em Mato Grosso. Em nosso Estado o Al-Anon funciona desde 1974 e existem atualmente 11 Grupos Familiares. Eles reúnem cerca de 150 membros em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Sinop.
Saiba mais sobre Nilce Totino: Nilce Totino é secretária-geral dos Grupos Familiares Al-Anon do Brasil, desde 2005. Ela é responsável por divulgar a associação que é um recurso para familiares e amigos de bebedores problema. A associação é formada por Grupos Al-Anon para adultos ( filhos, esposas, maridos, pais) e por Gupos Alateen dirigido para adolescentes filhos e amigos de alcoólicos com idade entre 13 e 19 anos. Como é regra básica manter o anonimato preservar a identidade do alcoólico, Nilce Totino, desempenha o papel de relações públicas do Al-Anon. Ela possui larga experiência nos efeitos da doença do alcoolismo, como afirma a Organização Mundial da Saúde - OMS, nos familiares e amigos de bebedores problema, pois representa o Brasil em eventos nacionais e internacionais que estudam o assunto.
Seminários para profissionais - Depois do Seminário de Al-Anon, as irmandades se prepararão para a realização de mais um evento. No dia 13 de novembro próximo, a irmandade de Alcoólicos Anônimos promoverá o 13º Seminário para Profissionais com participação de Al0Anon que este ano terá como tema: AA Como funcionam? Uma visão para os profissionais. O evento é promovido pelo Comitê Trabalhando com os Outros- CTO, da Área 5 de A.A. (MT). O Seminário para Profissionais terá como público alvo médicos, advogados, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, gerentes de recursos humanos, chefes de segurança no trabalho, policiais responsáveis por instituições beneficentes, servidores públicos em geral e estudantes.
A palestra de abertura será feita pela presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos (Junaab), dra. Jaira Fleixiela Adamczyk. As inscrições já podem ser feitas no site www.aamt.org.br .
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).