A prefeita Lucimar Campos (DEM) abriu oficialmente, com abraço simbólico, em Várzea Grande, a Campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no final da tarde dessa quarta-feira (30.09), no Paço Couto Magalhães.
Segundo Lucimar Campos, o abraço simboliza união e integração de todos no enfrentamento ao Câncer de Mama, uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil. “Este abraço ficará em nossa mente e em nossos corações para sempre”, disse a prefeita.
O vice-prefeito, médico Arilson Arruda, disse que no mês de Outubro todas as Unidades de Saúde estarão desenvolvendo atividades voltadas à Saúde da Mulher e de prevenção ao Câncer de Mama, com exames preventivos e mamografias.
“Essa abertura é importante para que possamos alertar as mulheres sobre a importância do autoexame. Essa Administração está trabalhando para investir na Atenção Primária, Secundária e Terciária para que possamos oferecer aos cidadãos uma saúde eficiente e de qualidade. Temos como projeto para a Saúde de Várzea Grande transformar as Policlínicas em Unidades de Atendimento 24 horas, onde o cidadão poderá ser atendido de forma humanizada e com a atenção que merece”, destacou Arruda.
A vereadora por Várzea Grande, Sumaia Leite (solidariedade), representando a Câmara Municipal, discursou na abertura da campanha “Outubro Rosa” no município e alertou sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
“Eu como mulher, profissional de saúde e membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, tenho o dever de alertar a sociedade sobre o aumento no número de casos de câncer de mama entre as mulheres e a importância de a doença ser diagnosticada com antecedência” disse a parlamentar.
Conforme Sumaia, dados do Inca apontam que em 2014, 57.120 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil, sendo que deste total, 610 foram contabilizados em Mato Grosso e, a maioria deles, 470, na região metropolitana de Cuiabá.
“O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e é uma das doenças com maior índice de mortalidade, quando detectada em estágios avançados. Mas, se for detectado precocemente, há sucesso no tratamento e pode salvar vidas. Por isso, é importante fazermos regularmente autoexames nas mamas e qualquer anormalidade procurar o médico” alertou.
Maria Aparecida contou como enfrentou o câncer de mama após descobrir a doença. Segundo ela, sua irmã faleceu em decorrência da doença, por ter descoberto tardiamente.
“Tive o câncer. Enfrentei com dignidade e confiança, e acima de tudo na equipe médica do SUS que me ajudou a conhecer a doença e me deu forças para iniciar o tratamento que é penoso, árduo e necessita de resistência física e emocional. Eu acreditei na cura e hoje estou curada. Faço um alerta a todas as mulheres a fazerem o autoexame para não descobrir de forma tardia o câncer. O câncer tem cura se diagnosticado de forma precoce”, advertiu.
A mastologista Cristiane Barros fez um alerta às mulheres para importância de prevenção ao câncer de mama, que conforme ela, atualmente representa 25% dos casos novos de todos os tipos de cânceres registrados no Brasil, cerca de 01 milhão e 900 mil casos novos por ano.
“A mulher precisa conhecer o seu corpo para detectar sinais e sintomas estranhos. O Programa Saúde da Família tem políticas públicas no atendimento à mulher tanto na área da prevenção quanto do tratamento. É importante sempre ir ao médico da família uma vez ao ano para fazer os exames preventivos”, esclareceu a mastologista.
O Grupo Teatral Anjos da Enfermagem, Coral Canto e Encanto da Escola Municipal Salvelina Ferreira e a Orquestra Jovem Jaiminho da Fundação Jaiminho fizeram a apresentação durante o evento de abertura da Campanha Outubro Rosa em Várzea Grande.
Além da abertura oficial, as Unidades da Rede Pública de Saúde do município elaboraram suas programações para o mês de outubro no decorrer da Campanha Outubro Rosa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).