O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Várzea Grande, é uma instituição de assistência social - filantrópica e sem fins lucrativos - que acolhe, sob a forma de internato, idosos de ambos os sexos na faixa etária entre 60 a 99 anos, carentes materialmente, os quais sofreram maus tratos ou foram rejeitados pela família.
A instituição surgiu após a extinção do antigo Lar Dona Bebé, que foi administrado durante 21 anos pela prefeitura de Várzea Grande. Há quatro anos está vinculado à Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), que mantém - só no Brasil - 680 lares de idosos.
A unidade de Várzea Grande conta com 60 vagas, sendo 50 destinadas ao atendimento de moradores da cidade e seis vagas para habitantes de Nossa Senhora do Livramento. As quatro restantes são ocupadas segundo critério da própria instituição.
A manutenção do Lar é feita por doações da sociedade, realização de eventos e com a retenção de um percentual da aposentadoria dos idosos, que pode chegar até 70% do benefício. Conta com 33 colaboradores, sendo dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem, um assistente social, 14 cuidadores de idosos, seis auxiliares de serviços gerais, três cozinheiras, um motorista, um médico, uma secretária e o diretor. Os funcionários se revezam 24 horas na instituição, a fim de oferecer o atendimento necessário.
Os idosos recebem assistência médica e alimentação completa, sendo seis refeições por dia, todas sendo preparadas com acompanhamento da nutricionista. Eles também realizam atividades como a fisioterapeuta, recreação, passeios pelo pátio e horticultura – com o objetivo proporcionar um ambiente de harmonia, atenção e carinho, primando sempre pelo cuidado com o idoso e sua saúde. Alguns também recebem visitas de familiares e de pessoas da sociedade em geral.
Como a maioria dos idosos não tem familiar, eles ficam muito felizes com as visitas da sociedade, que em sua maioria são grupos de pessoas vinculadas às instituições religiosas, as quais vão ao lar para cantar, dançar e fazerem brincadeiras, passando ali momentos agradáveis e de muito valor para os assistidos pela instituição.
Além das visitas, o abrigo necessita de ajuda para manutenção da instituição, como doações de fraldas geriátricas, cama hospitalar, material de higiene pessoal, de limpeza, roupas de cama, toalhas de banho, agasalhos, alimento e principalmente leite.
O horário de visita no Lar São Vicente de Paulo é das 8 às 11h e das 14 às 17h, inclusive nos finais de semana. Está localizado à rua Aquilino Roberto, quadra 10, Jardim Paula I, atrás da Igreja São Sebastião, em Várzea Grande. Mais informações pelos telefone (65) 3688-3161 ou 3684-1781.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).