13 de Dezembro de 2024
13 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quarta-feira, 19 de Agosto de 2020, 15:18 - A | A

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2020, 15h:18 - A | A

tramitando na CÂMARA

Redução de salário e jornada em escolas particulares podem ser estendidas até dezembro

Proposta de lei tramita na Câmara dos Deputados e pode ser apreciado nos próximos dias

Lucione Nazareth/VG Notícias

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende estender até 31 de dezembro deste ano o prazo para que instituições privadas de ensino possam operar com redução de salários e jornadas ou com suspensão de contratos de trabalho mediante acordo com empregados.

A proposta pretende alterar o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado por meio da Medida Provisória 936/20, no qual autorizou empresas a celebrarem a partir de 1º de abril de 2020, acordos com empregados a fim de reduzir salários e jornadas, por até 90 dias, ou de suspender contratos de trabalho, por até 60 dias, para evitar demissões durante a pandemia de Covid-19.

Em 06 de julho, a MP foi transformada na Lei 14.020/20, que manteve a autorização para que o Poder Executivo pudesse prorrogar esses prazos por meio de decreto. Em julho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prorrogou o prazo total para 120 dias.

Leia Mais - Governo publica decreto que amplia prazo para suspensão de contratos de trabalho e redução da jornada

Conforme o Projeto de Lei 4244/20, de autoria do deputado federal, deputado Zé Vitor (PL-MG), alguns acordos de trabalho já ultrapassaram os 120 dias e o Governo ainda não publicou um novo decreto de prorrogação de prazo, e desta forma é necessário a prolongamento dos acordos até 31 de dezembro.

“Passados os cento e vinte dias o Executivo ainda não publicou um novo decreto estabelecendo prorrogação para que os empregadores possam celebrar novos acordos entre seus empregados. Vale ressaltar que em algumas cidades ainda estão fazendo lockdown, quarentena entre outras medidas de contenção do novo coronavírus, além disso, os sistemas de ensino muitos ainda estão impedidos de retornarem as aulas por força de Decretos. O objetivo do presente projeto de lei é garantir que os empregadores dos sistemas de ensino privado possam celebrar novos acordos com os seus empregados até o dia 31 de dezembro de 2020, com a intenção de assegurar a manutenção do emprego e da renda”, diz trecho extraído da justificativa do projeto.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760