A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta cresceu o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adolescentes e jovens adultos, na faixa de 20 a 29 anos. A informação consta do Boletim InfoGripe publicado nessa quinta-feira (03.12).
A SRAG é um dos principais parâmetros para acompanhar a pandemia da Covid-19, já que o vírus SARS-CoV-2 foi o principal causador das síndromes respiratórias graves virais ao longo de 2020 e 2021.
De acordo com o boletim, adolescentes (10-19 anos) e jovens adultos (20-29 anos) pode se verificar aumento de casos majoritariamente associados a Covid-19. No documento cita Cuiabá é uma das capitais apresentam sinal de crescimento.
“Apresentam sinal de crescimento apenas na tendência de curto prazo (últimas 3 semanas): plano piloto e arredores de Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).Porém, os dados sugerem tratar-se de leve crescimento associado a possível oscilação, apenas”, diz trecho do boletim.
O documento cita que embasamento de ações relacionadas a distanciamento social é fundamental analisar os presentes dados em conjunto com a taxa de ocupação de leitos das respectivas regionais de saúde, uma vez que o número de novos casos semanais de SRAG ainda se encontra elevado mesmo nos estados que apresentaram queda.
“Do ponto de vista epidemiológico, flexibilização das medidas de distanciamento social facilitam a disseminação de vírus respiratórios e, portanto, podem levar a uma retomada do crescimento no número de novos casos”, diz documento.
Leia Também - Botelho afirma que Fagundes estava “apagado” e se "fortaleceu" com chegada Bolsonaro no PL
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).