O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta terça-feira (20.10) que o Governo Federal irá adquirir 46 milhões de doses da vacina CoronaVac (vacina contra o coronavírus), que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O anúncio foi feito durante reunião com 24 governadores em um fórum virtual.
Segundo o ministro, deve ser investidos R$ 2,6 bilhões até janeiro para aquisição da vacina, e que as doses serão distribuídas ainda no primeiro semestre de 2021 em todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Conforme o Ministério da Saúde, 6 milhões de vacinas serão produzidas na China e entregues em frascos unidose; e 40 milhões restantes, em frascos multidoses, produzidas pelo Instituto Butantan. As doses, de acordo com cronograma do Governo, devem ser entregues até dezembro deste ano.
Em 2021, a previsão é que até fevereiro de 2021 chegam mais 15 milhões de frascos multidoses; e outros 40 milhões de frascos em junho de 2021, todos produzidos pelo Butantan.
Vale destacar que o Ministério da Saúde já tinha acordo com a AstraZeneca/Oxford, que previa 100 milhões de doses da vacina, e outro acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, com mais 40 milhões de doses.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).