26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 04 de Abril de 2017, 10:53 - A | A

Terça-feira, 04 de Abril de 2017, 10h:53 - A | A

VG Santo Peixe

Prefeitura de VG irá lançar projeto para vender pescado a preço popular

Redação VG Notícias com Secom/VG

 

A Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável irá apresentar o projeto “VG Santo Peixe”, que visa comercializar nas Feiras Itinerantes que são realizadas na cidade, pescado da agricultura familiar.

De acordo com a Prefeitura, as vendas começam na próxima segunda-feira (10.03) e seguem até domingo (16.03), em decorrência “Semana Santa”. Serão disponibilizadas cerca de três toneladas de peixes (tambacu e tambatinga) com preço de R$ 8,50 o quilo.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, abrir o comércio de pescados na feira durante a Semana Santa é uma maneira de garantir peixe a preço acessível à população nesse período ao mesmo tempo em que divulga e estimula o consumo de peixe de viveiro. “A intenção é fortalecer e organizar a cadeia produtiva da piscicultura na agricultura familiar e, incrementar a geração de emprego e renda às famílias da zona rural e da zona urbana”.

Ainda de acordo com ela, Várzea Grande tem recebido, por meio de parcerias firmadas entre a Prefeitura e o Senar/MT, diversos cursos de assistência técnica que são levados às comunidades e assentamentos rurais que têm a vocação para a piscicultura e o projeto “VG Santo Peixe” chega como um passo adiante.

“O propósito é também o de divulgar a qualidade do pescado produzido em viveiros para a comunidade várzea-grandense em diversos locais da cidade desde a sua criação até o consumidor final e mais que isso, mostrar a qualidade, a viabilidade e a logística”, disse a gestora.

A coordenadora do Sistema de Inspeção Sanitária Municipal (SIM), da secretaria de Meio Ambiente, Glaucy Kelly Alves, explica que o projeto proporciona também diversas atividades de conscientização junto à população no sentido de aumentar o consumo de pescado com qualidade.

“O Projeto VG Santo Peixe proporcionará condições para que a maioria da população varzea-grandense possa adquirir peixes frescos durante o período da Semana Santa. Além disso, tem o ganho social do projeto, pois gera renda a centenas de famílias de produtores e vendedores de peixe, principalmente àqueles capacitados pelo Programa Estadual de Fomento à Piscicultura, conhecido como ‘Projeto Peixe Nosso’. Todo o pescado que estará à venda tem o certificado de Inspeção Federal, o SIF”.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760