20 de Maio de 2024
20 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 11:15 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 11h:15 - A | A

Nova era

Jayme defende “jovens” na política: “dentro do meu Partido sempre apoiei e incentivei a entrada de jovens”

Rojane Marta/VG Notícias

VG Notícias

Jayme Campos

 Ele quer mudar Lei dos Partidos Políticos para fomentar participação de jovens na política

O senador por Mato Grosso, Jayme Campos (DEM), apresentou um projeto de lei para incentivar a participação de jovens na política. Segundo ele, os jovens serão o futuro da política brasileira e é necessário que eles passem por uma qualificação.

O PL modifica a Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995), para dispor sobre a destinação de recursos do Fundo Partidário para programas de promoção da participação e formação política dos jovens e a possibilidade de doações diretamente a esses programas.

Em discurso proferido na última terça (27.08) no Senado Federal, Jayme pontuou que o fortalecimento da democracia depende da formação de novos quadros políticos e da capacitação contínua da juventude. “Esse processo passa necessariamente pelo revigoramento dos partidos políticos, que são por excelência instituições que proporcionam engajamento cívico dos cidadãos e viabilizam a construção de líderes públicos para o País” destacou.

Conforme ele, a arte da política requer lideranças preparadas, qualificadas, com visão de futuro e espírito público elevado, e por isso, ele apresentou o PL para destinar 2% do fundo partidário em favor de programas de promoção da participação e da formação da política dos jovens no seio de agremiações partidárias.

“Adicionalmente, o projeto também prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas diretamente a esses programas, passando pelo crivo da executiva nacional dos partidos. Os recursos servirão para financiar projetos com a missão de aperfeiçoar a formação política dos jovens, aumentando a capacitação dos futuros quadros que exercerão papel de relevo nos canais institucionalizados de representação da política brasileira” explicou.

De acordo com Jayme, para que o processo político brasileiro comece a receber oxigênio, é necessário plantar sementes, e as sementes estão nos jovens. Para ele, é preciso olhar com mais atenção para o papel da juventude na sociedade e na política.

“Para termos ideia de sua importância, basta atentarmos para o fato de que, atualmente, o Brasil conta com 40 milhões de eleitores entre 16 e 35 anos. A vida púbica está precisando de quadros jovens que possam se habilitar para o processo eleitoral, com inovação de práticas e ideias. Hoje, infelizmente, o engajamento dos jovens na disputa de cargos eletivos ainda é muito modesto. Nas eleições de 2018, por exemplo, apenas 5,4% dos candidatos em todo o País possuíam até 29 anos de idade” ressaltou.

Outro dado que conforme o Democrata é preocupante, é quanto ao número de jovens filiados a partidos políticos, na faixa de 16 a 24 anos de idade, que caiu 44% nos últimos oito anos, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Vemos com muita preocupação essa situação. Mas, os jovens precisam ser motivados. A conscientização política precisa vir da escola, dos mestres, dos pais, mas também – sobretudo – das legendas partidárias. Os partidos precisam ser atrativos e, ao mesmo tempo, abertos a novos integrantes. Devem funcionar como verdadeiras incubadoras de formação de lideranças públicas. Um partido moderno precisa ter capacidade de entusiasmar os jovens, principalmente com o uso de redes sociais e com a promoção de cursos, oficinas e competições” enfatizou.

Jayme afirmou ainda em seu discurso, ser “um entusiasta da participação da juventude na política”. “Dentro do meu Partido, o Democratas, sempre apoiei e incentivei a entrada de jovens nos quadros do partido. Portanto, acredito que a iniciativa legislativa que ora apresento, além de atualizar a lei dos partidos, vai gerar oportunidades para jovens que desejam participar de maneira mais ativa do processo político brasileiro” disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760