26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017, 08:26 - A | A

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2017, 08h:26 - A | A

apreensão

Trio é preso no bairro São Simão com meia tonelada de pescado irregular

Redação VG Notícias com PJC/MT

PJC/MT

pescado irregular

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, apreendeu nessa quinta-feira (26.01), 465 quilos de pescado ilegal em uma casa, no bairro São Simão, em Várzea Grande, que funcionava como uma espécie de distribuidora de peixes para o comércio atacadista e varejista.

No local, os policiais fizeram a prisão em flagrante de três pessoas, que trabalham como atravessadores de pescado. Segundo os policiais, dois dos detidos buscavam o pescado em áreas indígenas da região de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte) e repassavam ao dono o imóvel, Belmiro Catarino da Silva.

No porta-malas de um veículo foram apreendidos mais de 200 quilos, que tinham acabado de chegar ao atacadista. Foram encontrados 22 Pintados, que pesados totalizaram 209,5 quilos e duas Cacharas (4,5 kg). Outra parte estava em uma câmara fria, distribuídos em carrinhos e bacias, já sem as cabeças, cortados em filés e postas, para revenda em restaurantes, hotéis, mercados, entre outros estabelecimentos.

Conforme a Dema, o atravessador atacadista comprava o pescado pelo valor de R$ 10,00 o quilo, e revendia por R$ 28,00 o quilo de pescado. Os peixes foram medidos e pesados por peritos da Politec que estiveram no local.

O delegado Gianmarco Paccola Capoani, responsável pelo flagrante, informou que os suspeitos foram autuados por crimes de receptação qualificada e associação criminosa. "Três pessoas com vínculos e que atuam habitualmente na prática de crimes contra a fauna", justificou.

Fiscalização - Para a delegada titular da Dema, Alessandra Saturnino, é preciso fortalecer ainda mais as fiscalizações da venda de pescado irregular, por envolver não somente questões ambientais, mas também sanitárias. “São estabelecimentos que não possuem condições adequadas de armazenamentos, dentro dos padrões da Vigilância Sanitária. O consumidor final sequer imagina o risco que está correndo ao adquirir ou consumir o produto”, enfatizou. “Por isso a necessidade de fortalecer as parcerias com o Ministério Publico, o Judiciário, o Batalhão Ambiental e a Politec, com denúncias da sociedade”, completou.

Conforme a delegada adjunta da Dema, Liliane Murata, a ação foi desencadeada depois de denúncias apuradas pelos policiais, que iniciaram vigilância na localidade (25). “Quando se inicia a Piracema, a Delegacia também começa esse trabalho de monitoramento dos locais e rotas do pescado irregular. Esse monitoramento ocorre o tempo todo pelos órgãos de fiscalização”, disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760