26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Segunda-feira, 05 de Junho de 2017, 12:08 - A | A

Segunda-feira, 05 de Junho de 2017, 12h:08 - A | A

balanço

Gefron apreende 2,1 mil kg de drogas e carro roubado da Empaer

Redação VG Notícias

Sesp

 

A atuação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) no último mês resultou na apreensão de 1,340 quilos de drogas na região de fronteira. Somados aos 822 quilos apresentados no quadrimestre, o saldo de apreensões alcança 2,162 quilos no fechamento do quinquemestre do ano. O valor elevou em 61% o quantitativo de um mês para o outro.

No último dia de maio (31.05), 368 quilos de entorpecentes e um fuzil AK-47 foram apreendidos na região de Cáceres durante uma operação integrada entre o Gefron e a Polícia Federal. Mais de quinze pessoas trafegavam pela mata no município de Porto Esperidião (325 km de Cuiabá) quando foram avistados pelos policiais. Os denominados ‘mulas’, (pessoa usada por traficantes para transportar a droga por regiões de fronteira) ao serem abordados pela guarnição, evadiram do local deixando as centenas de tabletes pelo caminho. A droga vinha da Bolívia para o Brasil.

O saldo positivo, segundo o comandante da unidade, coronel PM Jonildo de Assis, mostra mais uma vez o efeito positivo da união das forças no enfretamento à criminalidade.

“Era uma atividade integrada com a PF, e esse resultado mostra mais uma vez a força da integração principalmente na região de fronteira. Com essas parcerias temos alcançado bons resultados a cada dia”, destacou Assis.

Ainda sobre os resultados, no mês de maio, 16 munições foram apreendidas, 3 veículos foram recuperados e 12 pessoas apreendidas por envolvimento em atividade criminosa.

Um dos veículos recuperados foi da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Araputanga (345 km da Capital). Após denúncia anônima, o carro foi recuperado em uma residência no município de Porto Esperidião. Além do veículo oficial, no local, outros dois carros e equipamentos eletrônicos foram encontrados durante a revista. A proprietário do imóvel e outros quatro suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Cáceres junto ao material apreendido.

Para Assis, resultados como estes destacam a importância da atuação do grupamento na região de fronteira do Estado atuando no enfrentamento e na prevenção ao crime.

“São mais de 900 quilômetro de fronteira seca e alagada que temos em Mato Grosso. Nossas ações são voltadas ao enfrentamento da criminalidade, mas nossos resultados contribuem para a prevenção de outras práticas criminosas. Tiramos de ‘circulação’ e evitando adentrar em nosso Estado produtos ilícitos que aliciam para práticas criminosas”, explicou o coronel.

A satisfação com os resultados obtidos no último mês é direcionada à tropa, “sempre comprometida e dedicada às atividades”, finalizou o comandante.

Tráfico de drogas - Em Mato Grosso, o transporte de drogas nos mais de 900 km da faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia é realizado por “mulas”.

Os tipos de drogas mais apreendidas entre o Brasil e a Bolívia, em Mato Grosso, são pasta base, cocaína e maconha.

O transporte de entorpecentes é feito por meios fluvial, terrestre e aéreo. Pelas vias terrestres, automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas são os meios utilizados pelos traficantes.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760