A coordenadoria municipal da Defesa Civil de Várzea Grande ainda não recebeu nenhuma solicitação de serviço - em decorrência da forte chuva que tem caído na baixada cuiabana, mas está em alerta caso ocorra alguma necessidade. A garantia é do coordenador do órgão, Juliano Lemos.
Ele informou que neste período de chuvas é importante observar o nível da água, principalmente, os que moram nas de regiões mais baixas ou que residem próximos a córregos e rios. "Se o nível da água subir, desligue os disjuntores, deixe imediatamente o local e procure um ambiente seguro. Além disso, nunca deixe crianças brincando na água da enxurrada", alerta.
O coordenador lembra ainda que a população deve manter certas medidas, como a de não jogar lixo nas ruas, córregos e terrenos baldios, evitando o entupimento das bocas de lobo, e consequentemente, as inundações das casas.
PONTOS DE ALAGAMENTOS – Os motoristas também devem redobrar a atenção nesses dias chuvosos. No município existem vários pontos de alagamentos, principalmente, na Avenida da FEB, e no Zero Quilômetro, onde estão sendo realizadas as obras da trincheira do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
TRABALHO CONJUNTO - Além da Defesa Civil, as secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Habitação estão trabalhando de forma conjunta no município.
A Sinfra têm realizado a limpeza dos canais e bueiros da cidade, o que vai contribuir e muito caso ocorra uma chuva mais intensa. O poder público tem feito a sua parte, cabe aos moradores também cooperar, fazendo a coleta e condicionamento de seu lixo, principalmente, não atirando sacolas nos canais.
A Defesa Civil atua ainda em parceria com o Corpo de Bombeiros e registra a média, mil atendimentos às famílias durante todo ano.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).