Várzea Grande - MT, Quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Campanha de Atualização do Cartão de Vacina da Criança ocorre dia 18 de agosto

Publicado em: 07/08/2012 às 08:40

Tamanho da Letra A A A
Foto:Reprodução
Clique na imagem para ampliar

Campanha ocorrerá de 18 a 24 de agosto de 2012 em todos os municípios do Estado

Seguindo o calendário vacinal do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) dá início no dia 18 de agosto à Campanha de Atualização do Cartão de Vacina, que tem por objetivo avaliar criteriosamente as cadernetas de saúde da criança, atualizando o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação. A Campanha segue ate o dia 24 de agosto.

Segundo a gerente de Imunização da SES/MT, Marize Almeida, o Ministério da Saúde definiu esta campanha como “atualização do cartão de vacina” onde os pais deverão levar seus filhos aos postos de vacinação acompanhados da caderneta de vacinação e verificar se está em dia. As crianças que estiverem com o cartão de vacinação em dia não receberão qualquer vacina, contudo, é necessário que essa verificação seja feita nos postos de vacinação por um profissional capacitado.

Nesta Campanha Nacional de Vacinação a meta de cada município é a comprovação de que 99% das crianças menores de 05 anos de idade tenham o cartão de vacinação em dia.

De acordo com a gerente, este trabalho é muito importante, uma vez que algumas mães iniciam o esquema vacinal e não concluem achando que seu filho já está protegido, entretanto, algumas vacinas só conseguem garantir a proteção contra a doença que foram produzidas depois de três doses e um reforço. Portanto é muito importante que os pais observem no cartão da criança as datas de agendamento para a próxima vacina e compareçam na unidade de saúde, garantindo assim proteção para o seu filho.

A vacina Pentavalente irá substituir a Tetravalente e, em uma só vacina as crianças estarão sendo protegidas contra a difteria, coqueluche, tétano, meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, e a hepatite B. Assim sendo, a criança que anteriormente recebia a vacina contra a hepatite B em separado agora irá receber uma dose vacina contra hepatite B ao nascer e as demais junto com a Pentavalente.

Já no caso da VIP (Vacina Injetável contra a Poliomielite) a criança que começar a vacinação de rotina em agosto (ou seja, aos dois meses de idade), iniciará o esquema vacinal com a VIP. Aos quatro meses, quando for receber a segunda dose da Pólio também receberá uma dose da VIP. Aos seis meses e o reforço aos 15 meses serão com a gotinha (VOP). Esta fase de mudança da VOP para a VIP foi definida em reunião internacional da Opas (Organização Panamericana de Saúde) onde o Brasil firmou um acordo de introduzir a vacina VIP este ano pois a mesma já é utilizada nos países desenvolvidos e representa um avanço em termos de maior eficiência no processo de imunização da criança e redução dos possíveis efeitos adversos pós vacinais.

As vacinas disponibilizadas são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP).

SES-MT

Comentários (0)

* limite de 550 caracteres
77932c2eb

O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

notícias relacionadas